Melhorando o desempenho da Internet

Internet: Como melhorar o desempenho

network

Muitas pessoas me perguntam sobre como melhorar sua internet, seja ela domestica ou corporativa. Os motivos são vários:   perda ou baixa intensidade do sinal, ou lentidão na navegação, desconexão sem motivo aparente ou mesmo impossibilidade de conectar qualquer dispositivo.

Uma breve vistoria nos roteadores já demonstra o motivo da dor de cabeça: dispositivo mal posicionado, invasão ou uso indevido por terceiros, barreiras que impedem o sinal, falta de um repetidor ou apenas questões de configuração. Muitas vezes o problema está na banda de internet contratada ser baixa ou mesmo algum defeito no aparelho fornecido pela operadora.

Não creio que em um artigo somente consigamos exaurir tudo o que tem para se falar sobre o assunto, mas a intenção aqui é diminuir problemas comuns e melhorar o desempenho de sua rede cabeada ou de wi-fi.

Vamos lá?

Posição

Antes de começarmos a falar sobre a posição dos aparelhos é preciso ficar claro uma questão. Alguns clientes confundem modem com roteador. É preciso entender que o modem é o que recebe a internet da rua e o roteador é o responsável por distribuir a internet pelo seu ambiente. Hoje em dia é muito comum o modem e o roteador estarem no mesmo aparelho, o que com certeza diminui a quantidade de fios, diminui o espaço utilizado e esteticamente é mais bonito.

Esclarecidas as dúvidas podemos ir a onde interessa.

A posição do roteador é muito importante pois ele vai determinar a quantidade e o tamanho dos fios utilizados ou mesmo se o sinal de wi-fi atingirá todos os cômodos.

wireless_pringles_jacker4
Sinal ideal de um roteador wireless.

Nos dias de hoje a maioria dos roteadores são sem fio e por isso temos que pensar bem num bom lugar para coloca-los. Quando mais centralizado for sua localização melhor será o sinal. Temos que prestar a atenção também se existem empecilhos ou barreiras na frente do aparelho. Devemos lembrar que tubulação de água, banheiros, lugares úmidos, portas ou objetos de metal, posição muito baixa (como colocados no chão), forno de micro-ondas (mesmo que do vizinho) ou mesmo telefones sem fio, vão com certeza causar interferência sérias no sinal e com isso sua internet ficará comprometida.

Vejamos a figura abaixo:

imagem do site: www. tecmundo.com.br
imagem do site: www. tecmundo.com.br

Em alguns casos um simples repetidor de sinal de tomada resolve o problema. Eles são baratos e encontrados na maioria dos grandes magazines ou mesmo na internet:

repetidor-wifi-wireless-n-wifi-repeater-300mbps_1

Para os profissionais de plantão, existe um aplicativo para android desenvolvido pelo Doutor em física Jason Cole que faz a medição do sinal de wi-fi e indica a melhor posição para colocar o aparelhos de wireless:

googleplay

 

Antenas Caseiras:

Há cerca de 10 anos atrás, fiz estudos com o renomado professor Dr. Ramiro Muniz, pós doutorado em física, com relação a Ampliação do sinal de wi-fi. Hoje existem diversos projetos espalhados pela internet. Compartilho os testes mais simples com vocês para quem quiser possa fazer em casa:

 

wireless_pringles_jacker
Antena feita com caixa de batata frita e um conector wireless usb

 

wireless_pringles_jacker2
Amplificador de sinal feito com caixa de leite longa vida.

 

 

 

 

 

 

O teste mais surpreendente foi o feito com placas de alumínio:

wireless_pringles_jacker3
Bandeja de alumínio – chegou a ampliar o sinal em 5 dbi. Fonte: tecmundo.com.br

peço que testem e me digam o resultado:

 

Desativar o suporte ao 802.11n

Mesmo que o padrão 802.11n ofereça mais recursos e maior velocidade de dados, muitos routers (principalmente os mais antigos) simplesmente não o suportam. Assim, uma maneira de aumentar a velocidade da sua rede wifi é desativar o protocolo 802.11n em sua máquina Linux – especialmente se a sua máquina usa o driver iwlwifi (chips Intel para rede sem fio). Para fazer isso, basta seguir esses passos:

 

Desativar a gestão de energia

Algumas placas de rede sem fio suportam o gerenciamento de energia (power management). Este recurso pode, por vezes, prejudicar à qualidade na conexão wifi. Se sua placa wireless tem esse suporte, você pode desativar o recurso de gerenciamento de energia com um simples comando:

Configurar o BSSID

Você sabia que o Linux Network Manager analisa a rede sem fio a cada dois minutos? Isso pode realmente causar problemas com a conexão. Se seu uso da rede wifi é familiar/doméstico ou particular, você pode definir o valor do campo BSSID para o endereço MAC do seu router; isso impedirá que o Network Manager faça uma verificação por pontos de acesso em uma rede sem fio particular/privada.

NetworkManager

1 – Abra o Network Manager

2 – Selecione a conexão de rede sem fio que você deseja conectar

3 – Clique em Editar

4 – Na aba Wifi, clique no menu suspenso BSSID (vide figura)

5 – Selecione o endereço MAC do router (se ele não aparecer, você terá que localizá-lo no seu roteador e inserí-lo manualmente)

6 – Clique em Salvar

————————————

vi num forum de equipamentos wireless

40 mhz = mais largura de banda, mais sujeita a interferências devido ao uso do dobro do tamanho do canal

20 mhz = metade da largura de banda, menos sujeita a interferências devido ao uso da metade do tamanho do canal

_______________________________________

Arthur Camargo

Tecnólogo e cientista social engajado na causa de inclusão social através da tecnologia e da cidadania.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: