Android: Melhorando a memória

Melhorando a memória do Android

Otimizando e aumentando a memória do Android

Já tive alguns aparelhos com Android, mas a coisa que mais me irritava era que depois de um tempo o bicho ficava lento ou aparecia a mensagem que não havia mais memória suficiente. De tanto apanhar, estudando e procurando soluções para o meu problema acabei aprendendo alguns macetes para melhorar o desempenho tanto de smartfones como de tablets.

Limpeza

De tanto usar seu aparelho ele vai acumulando restos de informações que vão ocupando espaço e deixando seu gadget lento. São armazenados sem função, páginas que navegamos, imagens antigas, contatos deletados, arquivos temporários de programas, enfim coisas que nem sabemos que existem.

Para criarmos mais espaço em nossos sistemas podemos instalar um programa que faz a limpeza por nós. Podemos escolher entre dois programas:

androidcleaner  androidcleaner-frontend

Android Cleaner – O programa oferece sistemas de limpeza de cache, memória, interrupção de programas (em execução de fundo), apagar de mensagens em massa (SMS e MMS), registro de chamadas e históricos. E mais: monitor de processamentos de seu smartphone ou tablet (processador, memória, uso de cartão SD e ROM), pesquisa detalhada sobre hardware e sua versão de sistema Android e busca por adwares de três das maiores redes de ad networks.

cleaner master  clener-master-frontend

Cleaner Master – Promove melhoria de performance, removendo spam, arquivos inutilizados e protegendo contra vírus, trojans e programas maliciosos. Praticamente faz tudo que o anterior.

Transferir programas para o cartão SD

Os dois programas acima tem a opção de movermos os programas para o cartão SD. Efetuando essa ação temos mais espaço no nosso sistema, assim não aparecerá mais aquela mensagem chata de que estamos sem memória. Também possibilitará instalarmos mais programas. 😛

Podemos fazer isso pelo modo manual.

  • Clicamos no menu de programas
  • Configurações
  • Aplicativos
  • Escolhemos o programas
  • E clicamos na opção transferir para o cartão SD

O problema deste método é que temos que fazer um por um… 🙁

Aumentar a memória

É muito comum eu ouvir os proprietários inexperientes do Android falarem que travou ou que determinado programa, em geral games, não roda por falta de memória. Para resolver esse problema encontrei alguns programas que exigiam que eu formatasse meu cartão SD. Ter que fazer backup de tudo, formatar no tamanho que diziam e por vezes os apk nem funcionavam, era frustrante. Até que achei um programinha que não precisava de nada disso.

Swapper for Root – Esse programa cria um ponto no cartão SD e o transforma numa memória extra(swap). Sem necessidade de formatar nada. É muito simples de usar:

Swapper-For-Android

  • basta instalá-lo da loja do google play,
  • abri-lo,
  • definir onde será criado o arquivo de memória
  • e digitar o tamanho da memória. Já vou avisando que não adianta tentar colocar mais de 2 Gb, pois os aparelhos atuais não suportam. Tente colocar 512 Mb ou até 1 Gb, você já vai ter uma boa diferença.

Espero ter ajudado e deixem seus recados para podermos melhorar sempre.

Abraços

Arthur Camargo

Tecnólogo e cientista social engajado na causa de inclusão social através da tecnologia e da cidadania.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: