Mantenha seu sistema limpo

Mantenha seu sistema limpo

Ferramentas para deixar o seu sistema operacional limpo

Explicaremos neste post como manter seu sistema operacional limpo sem gastar um tostão. Evitando mensagens de erro, lentidão e diminuindo o número de arquivos temporários.

Algumas vezes nos deparamos com erros do Windows, lentidão na internet e o pior é quando você vai abrir um programa e ele só aparece na tela do computador “uma semana depois”. Não adianta nem chutar ou bater no seu pc, o problema pode ser sujeira ou algum infecto malware. Nesses casos uma boa faxina pode resolver. Por isso selecionei algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar nessa tarefa.

CCleaner

CCleaner é um programa, para Windows, Mac OS e Android, que faz a limpeza dos arquivos temporários ou desnecessários que são acumulados no seu aparelho, tais como sites que foram visitados, lista de documentos que foram abertos, temporários esquecidos pelo sistema operacional e a limpeza da lixeira. Com isso, você vai liberar espaço no seu computador e em alguns caso elimina spayware e malwares que ficam escondidos nesses arquivos.
Depois de baixar o arquivo, siga os passos abaixo:
  • Dê um duplo clique no programa instalador do CCleaner,
  • Vá avançando até finalizar a instalação.
  • Abra o programa:

cclener

  • Clique em analisar e depois em executar limpeza.

Pronto seu computador estará livre dos arquivos desnecessários, terá mais espaço e rapidez.

Outra ferramenta útil está na barra vertical lateral, chamada de Registro. Tudo que acontece no computador fica registrado nesse local. As vezes, programas que foram desinstalados deixam um monte de sujeira, o que pode fazer o computador ficar lento ou se comportando de maneira esquisita. Essa ferramenta irá limpar o registro do sistema operacional, mas tome cuidado pois se eliminar algum arquivo importante o Windows pode parar de funcionar.

Malwarebytes Anti-Malware

Quando navegamos na internet ou mesmo recebemos um e-mail corremos o risco de pegarmos algum vírus, malwares, adwares ou spywares. Em geral, os antivírus, mesmo os gratuitos, detectam e eliminam essas pragas. Porém, nos dias de hoje, nada é 100 % em termos de segurança. A cada minuto dezenas de infecções para computador estão sendo criadas, cada uma mais criativa do que a outra, e fica difícil para qualquer software acompanhar a evoluções dessas ferramentas dos hackers.

Por essas e outras eu aconselho a sempre ter uma ferramenta de detecção de pragas debaixo das suas mangas. Eles complementam a ação do antivírus e garantem a limpeza do sistema operacional.

Escolhi essa ferramenta por ser fácil de usar e ter 90% de eficiência, uma vez que nada é 100% no mundo do Windows.

Download aqui do Malwarebytes

Baixe o programa no link acima e siga as instruções:

  • Dê um duplo clique no programa instalador do Malwarebytes
  • Vá avançando até finalizar a instalação, quando houver uma pergunta se você quer a versão gratuita por 30 dias, desmarque essa opção.
  • Abra o programa:

malwarebytes-anti-malware

  • Clique em Scan Now (botão que fica na parte de baixo a direita),
  • Deixe ele atualizar e vasculhar todo o seu computador a procura de arquivos maliciosos,
  • Chegando ao fim, se houver alguma infecção, ele perguntará o que deseja fazer.
  • Clique na caixa de opções e escolha eliminar. (se o arquivo está infectado o melhor é deletá-lo).

Pronto seu computador já está limpinho e pronto para outra.  Para casos mais sérios o melhor é chamar um técnico, isso evitará que você perca documentos e até mesmo perca tudo que existe no seu hd. O melhor sempre é prevenir do que remediar. Chamar um especialista de 6 em 6 meses para computadores domésticos irá evitar futuras dores de cabeça.

Existem outras ferramentas e coisas a serem feitas, se tem algum modo seu de manter limpo o seu pc, deixe sua dica.

Espero ter ajudado, Grande braço.

Arthur Camargo

Tecnólogo e cientista social engajado na causa de inclusão social através da tecnologia e da cidadania.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: