Limpeza do Linux Ubuntu / Mint

BleachBit-1

Sempre que navegamos muito em qualquer sistema operacional acumulamos um monte de lixo. São arquivos temporários (.tmp), fotos de sites que visitamos (.jpg, .gif, .png), páginas (html, php) e diversos outros. Por vezes, no Windows guardamos sem saber programas que estão na lixeira, vírus disfarçados, malwares e trojans. Nesses casos usamos o Ccleaner. Resta a dúvida, mas e no Ubuntu?

Temos uma ferramenta excelente no Ubuntu, o Bleachbit. Ele faz a limpeza completa do sistema. Desta forma ganhamos mais espaço e deixamos o sistema mais leve.

Vamos ver agora como instala-lo.

Existem duas maneiras:

49504.68006-Central-de-Programas-do-Ubuntu-Linux

Uma é no modo gráfico pela central de programas do Ubuntu. Vamos na parte superior, onde tem uma lupa, e escrevemos bleachbit. Aparecerá na parte de baixo o programa, aí é só clicar em instalar. Et voilá! Agora feche a Central Ubuntu e clique no teclado na bandeirinha do window, abrirá em seguida o menu, aí é só digitar bleachbit.

Com o programa aberto, selecione o que quer excluir e clique em limpar. Pode demorar um pouco dependendo da sujeira que você tenha. Pronto! Seu computador está limpo.

modotexto

Podemos instalar também pelo modo texto.

Vá na bandeirinha do windows no seu teclado e no menu digite terminal. Clique no ícone que aparecerá e abrirá o programa como visto acima na figura. Aí é só digitar:

sudo apt-get install bleachbit

Clique em enter e digite sua senha. Quando terminar o terminal voltará para o cifrão, digite “exit” e estará instalado. Agora é só seguir os passos que expliquei no modo gráfico.

Fico por aqui e até o próximo post.

 

Arthur Camargo

Tecnólogo e cientista social engajado na causa de inclusão social através da tecnologia e da cidadania.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: