Introdução à informática

Introdução à Informática

https://i2.wp.com/3.bp.blogspot.com/--oF8dD75d1E/UKS03i9e3NI/AAAAAAAAACw/1PBcto1MXTw/s320/softwares-opcionais.jpg?resize=320%2C260
computador

 

O que é um computador ?

Segundo o Dr. Flavio Keidi Miyazawa da Unicamp/SP:
“Um computador é uma coleção de componentes que realizam operações lógicas aritméticas sobre grande volume de dados.”

Ou seja, o computador é uma máquina eletrônica que pode receber informações, processá-las (armazenar, executar, organizar, combinar etc.) e emitir uma resposta em curto espaço de tempo, desde que ele tenha sido programado para executar uma dessas operações.

Os computadores estão cada vez mais presentes em nossas vidas, seja por meio dos bancos, nas eleições, telenovelas, noticiário etc.. Com o avanço da tecnologia e o barateamento dos equipamentos à base de microeletrônica, a cada dia temos mais informações à nossa disposição, de diversas áreas do conhecimento, como por exemplo: Meteorologia, Política, Ciências, Finanças, Artes, História, Economia, Educação etc..

Mesmo que a presença dos computadores esteja se tornando inevitável, muitas pessoas ainda não sabem como utilizá-los e nem como estes funcionam.

E o que é Informática?

Segundo a Wikipidia:

Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais.

Ou seja, informática é o estudo de formas de tratar as informações por meio eletrônicos, esses últimos chamamos de computadores(desktop, notebooks e servidores), tabletes, phabletes e celulares.

Arthur Camargo

Tecnólogo e cientista social engajado na causa de inclusão social através da tecnologia e da cidadania.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: