Espaço de armazenamento insuficiente

Espaço de armazenamento insuficiente

Como resolver esse pepino do Android?

Quem é usuário de algum aparelho que tenha Android certamente já viu essa frase: ESPAÇO PARA ARMAZENAMENTO INSUFICIENTE. Esse problema, impede algumas vezes, de instalarmos aplicativos novos pela Google Store. E agora, como resolver? É o que veremos a seguir:

mensagem de erro

Por algumas vezes, em diversos aparelhos diferentes, o Android me surpreendia dizendo que eu não tinha espaço suficiente, o que me deixava furioso e frustrado. Inutilmente tentava instalar um aplicativo novo e era impedido pelo sistema. A partir daí, comecei a procurar diversas formas para tentar resolver o meu problema.

Uma das causas que encontrei foi a ineficiência do Android em gerenciar o espaço existente. O sistema muitas vezes cria registros imensos, pequenas cópias de imagens e arquivos de instalação inúteis. Por isso, resolvi fazer uma limpeza geral!

1 – Limpando o aparelho

Uma das soluções que encontrei foi fazer uma faxina no meu “bichinho”. O ideal seria que eu instalasse algum aplicativo de limpeza como o:

Ccleaner

Ccleaner

ou o Android Assistant

Android Assistant

Mas eu não tinha espaço suficiente, então, como instala-los? Comecei a limpar o aparelho manualmente.

2 – Desinstalando os programas

Primeiro, comecei desinstalando os programas que não me interessavam. Abri o menu de programas do Android > Aba Geral > Aplicativos > Escolhi o programa > Desinstalar. Fiz isso em um por um:

desinstalar

3 – Movendo os aplicativos para o cartão Sd

O próximo passo foi mover os programas para o cartão micro SD. Fui no menu de programas > Geral > Aplicativos > Escolhi o programa > mover para cartão SD. Fiz isso em um por um.

mover-apps-cartao-sd-2

4 – Limpando o temporários dos programas

Bom, agora vamos limpar programa por programa para apagarmos os arquivos temporários, conhecidos tecnicamente como “cache”. É bem simples, vamos no menu de programas do Android > geral > aplicativos > Escolha o programa > Limpar dados > Ok.

Você deve tomar cuidado com os aplicativos do google e os do sistema, pois eles podem apagar as configurações, as senhas, contatos e dados em geral (o máximo que vai acontecer é ter que configurar tudo de novo). Tente limpar somente os programas que você conhece e sabe que não tem nada de importante.

limpar-cache-play-store-3

O principal programa que tem arquivos temporários maiores é o SNS, sigla que significa Social Network Service. Ele possui um erro de configuração (bug) que aumenta muito o cache e acaba resultando num erro de instalação do Facebook, Whatsapp, Icq entre outros.

sns

5 – Movendo e apagando mídias

Ainda sim, fiquei sem espaço! Parti então,  para mover e apagar fotos, vídeos, músicas. O meu aparelho tinha um cartão de memória extra e foi fácil transferir tudo para ele. Usei um gerenciador de arquivos que já havia no meu “bichinho”, veio de fábrica.

Os livros e revistas que estavam em .pdf joguei no:

Dropbox

Dropbox-Android-computergeekblog

Será preciso fazer a inscrição. Em geral, o Dropbox fornece 2Gb de espaço. Caso ele não esteja instalado, de fábrica, você poderá acessá-lo pela internet e fazer todo o processo de transferência. Demora mais, mas é uma solução!

6 – Controlando o android pelo computador

Bom, consegui um pouco mais de espaço, mas mesmo assim foi insuficiente!

Entrei no navegador do meu aparelho e acessei:

http://web.airdroid.com/

airdroid 1

Fiz minha inscrição rapidamente e recebi uma mensagem:

AirDroid2

Daí, fui no meu computador e tive acesso total ao meu aparelho. Agora eu podia transferir arquivos, instalar programas, mandar sms e mms, verificar os contatos e muito mais.

airdroid 3

Meu próximo passo seria instalar o programa do airdroid no meu aparelho. Baixei no meu computador o programa através do site www.4shared.com e na busca coloquei airdroid. Escolhi, dentre muitos, o programa com terminação .apk e baixei no meu computador.

Agora tinha que liberar a instalação de qualquer programa no meu aparelho. Fui no menu de aplicativos > configurações > geral (ou pessoal no android 4.4) > segurança > fontes desconhecidas e clique na caixinha.

fontes desconhecidas

Abri o endereço do airdroid e cliquei em Aplicativo > Indiquei a pasta onde estava meu arquivo e cliquei em enviar > Imediatamente no aparelho móvel apareceu a o opção de instalar. Molezinha, instalei o programa!

Tome cuidado para não sair baixando qualquer programa, pois pode ter vírus. Isso, você leu certo o Android pode pegar vírus. Apesar de ser baseado no Linux, ele possui várias vulnerabilidades conhecidas e que são aproveitadas pelos hackers de plantão. Por isso, aconselho sempre a ter um bom antivírus instalado. Dentre tantos que tem por aí o que gosto mais e que nunca me deixou na mão é o:

Avast! Antivírus para Android

avast-mobile-security-updated-to-version-includes-new-widget-and-sitecorrect_rnc-_0

7 – Limpando os arquivos de instalação

Quando você instala um programa, o instalador continua no seu aparelho, ocupando espaço. Você terá que apagá-lo manualmente, para isso você vai precisar do:

ES gerenciador de arquivosES-file-manager

No seu aparelho móvel, com o programa ES aberto, do lado esquerdo tem uma setinha, clicando nela você será direcionado para a raiz do aparelho. Do lado direito existe a opção de procurar, clique e escreva .apk. Será listada (ou não) uma série de programas que podem ser apagados. Faça sem dó ou piedade.

8 – Apagando logs

Depois de tudo isso, ainda não tinha conseguido muito mais espaço. Resolvi partir para grosseria e mexer diretamente no sistema. Mas, para isso eu precisava fazer o root no meu celular. Essa não é a proposta deste artigo, mas você pode conferir como se faz acessando um outro artigo meu no link abaixo:

Como fazer Root no seu celular com Android

Agora, eu aconselho você a instalar algum programa de backup para o caso de alguma coisa sair errado. Existem bons aplicativos como  Titanium Backup ou o  Nandroid Backup.

Feito isso, agora vamos abrir o nosso ES – gerenciador de arquivos, ele terá acesso como root e poderá deletar os arquivos grandes.

Com o programa aberto, do lado esquerdo tem uma setinha, clicando nela você será direcionado para a raiz do aparelho e encontrará a pasta “\data\log”. Dentro da pasta log estão os arquivos de informação do sistema, tipo estatística, locais acessados, nada realmente importante. No primeiro item clique e mantenha pressionado, aparecerá embaixo de cada arquivo uma caixinha de tique, selecione todas e aperte em apagar (pode estar do lado direito ou embaixo). Como isso podemos ganhar muitos Mb  ou Gb de espaço.

es

9 – Apagando os .obex

Usando a ferramenta do item anterior podemos apagar outros arquivos. Vamos conferir se estamos na raiz do aparelho e clicamos no lado direito na ferramenta de pesquisa e colocamos a terminação .obex. Se encontrar algum pode deletar sem medo.

10 – Usando Sd Maid

O Sd Maid é o canivete suíço das limpezas.  Ele atua profundamente no sistema operacional Android. Limpa o cache, elimina os arquivos mortos, dados e configurações de programas que já foram desinstalados, logs escondidos, banco de dados obsoletos entre outra sujeiras. O programa é super simples, possui opções de fazer tudo de uma vez ou escolher limpeza individuais.

sd main

Apesar da imagem acima estar em inglês ele possui versões em português.

Passando o aplicativo no seu aparelho provavelmente você conseguirá bastante espaço livre.

11 – Fazendo um factory reset

Se nem assim você consegui o espaço suficiente o jeito e formatar a máquina, tornando-a igual quando chegou da loja. Existem vários modos para isso, mas explicarei dois:

Vá no menu de aplicativos > fazer backup e redefinir > restaurar dados de fábrica. Nesse momento ele irá informar que você perderá tudo. Sugiro que faça o seu backup e jogue uma cópia no cartão microSD ou no micro através do airdroid.

De novo eu lembro a você que eu não me responsabilizo no caso de perder algo importante. Fique atento!

factory-reset-android

O outro método é desligar o aparelho e entrar no Modo Recovery :

Para isso ligue o aparelho segurando os seguintes botões:

– Home + VOL para cima + Power
– Escolha Wipe data / factory reset
– Aguarde ele terminar (não desligue ou reinicie!)
– Ele voltará a ser como veio da fábrica

recovery

Pronto seu aparelho com android está limpo.

12 – Instalando um quebra galho

Se mesmo assim, quando você for instalar um programa no google store e continuar a apresentar a mensagem de espaço pra armazenamento insuficiente, o jeito é usar um quebra-galho. Eu estou falando de uma loja alternativa:

Aptoide – É um programa que tem a mesma função do google store, inclusive as atualizações de software. Entrando no site é possível se inscrever e baixar o aplicativo em .apk. Depois é só instalar o que quiser e correr para o abraço!

aptoide

Qualquer dúvida, posta aí que eu respondo (se eu souber!). Fui!

Arthur Camargo

Tecnólogo e cientista social engajado na causa de inclusão social através da tecnologia e da cidadania.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: