Como fazer Root no seu celular com Android

Como fazer Root no seu celular com Android

Obtendo poderes de super usuário

Em qualquer sistema operacional, algumas vezes, precisamos ter acesso total para modificarmos ou melhorarmos o desempenho de um aparelho. Com o Android não é diferente. Para realmente alterarmos a performance, fazermos um backup profundo ou até mesmo mudarmos para uma versão mais recentes precisamos fazer o famoso root (dar ao usuário super poderes).

Eu sei o quando é perigoso dar amplos poderes ao usuário leigo, mas com cuidado e seguindo esse tutorial tudo dará certo. Por via das dúvidas, não me responsabilizo por nada e faça por sua conta e risco. Se fizer qualquer coisa diferente, pode “zoar” o aparelho e até inutiliza-lo, por isso, tome muito cuidado. É importante notar:

– Em primeiro lugar, essa técnica de fazer um root não funciona em todos os aparelhos, as vezes é preciso fazer vários procedimentos até liberar o acesso completo. Minha intenção aqui não é exaurir todos os métodos, mas ilustrar de maneira clara, as várias formas de melhorar o funcionamento do android.

– Em segundo lugar, fazer o root faz com que a garantia do aparelho seja anulada em praticamente todos os casos e na maioria das operadoras. Se inutilizar o aparelho (brickar – torná-lo um peso para papel) terá que buscar uma assistência técnica que cobrará muito caro para devolve-lo à vida.

Bom, vamos lá! Primeiro, temos fazer algumas configurações e instalar alguns programas:

No aparelho vá em  Configurações > Aplicações > Desenvolvimento > Depuração USB e clique nessa caixinha.

xdebug-usb.png.pagespeed.ic.Y6RUU3rF-0

É importante fazer o backup de tudo que tem no celular. Com isso, se der algo de errado ainda poderemos recuperar o que foi apagado. É melhor prevenir do que remediar. Mas, todas as melhores ferramentas para essa função precisam de root para funcionar. Então vamos lá!

BusyBox – Vamos instalar o busybox, um programa com uma série de recursos, que não precisamos abri-lo.

Logo após a instalação devemos reiniciar nosso aparelho.

BusyBox

Após reiniciar iremos baixar o aplicativo e  instalar o:

Z4Root – Programinha para rotear aparelhos android.

Depois de instalar vamos abri-lo e clicar em permanent root. Se tudo correr bem ele irá rotear o seu bichinho.

z4root-android1

Caso não funcione, teremos que seguir um segundo passo:

Unlock Root – Baixe o instalador no seu computador e escolha a opção do ícone Azul na opção FREE, depois baixe o programa correspondente que fará o seu computador ver o seu bichinho. Depois de tudo instalado, inicie o Unlock Root na sua máquina sem conectar o seu aparelho (precisaremos do cabo usb para ligar o seu móvel ao micro). Conecte seu aparelho android e no computador clique em “Root”. Assim que o software identificar o seu aparelho, uma caixa de diálogo com uma mensagem surgirá com o nome do modelo e é só clicar em confirmar. No final pode aparecer alguma propaganda, mas é só dizer que não quer e reiniciar o aparelho.

unlockroot

Para controlar que programas tem acesso de root, em geral, eu instalo o SuperSu. Ele avisa quando algum aplicativo quer acessar algo importante do seu aparelho. Você tem a chance de aceitar ou não.

SuperSu

supersu

Se tudo deu certo, seu celular está roteado e já pode instalar seu programas. Caso contrário, deixe sua dúvida que tentarei ajudá-lo.

Arthur Camargo

Tecnólogo e cientista social engajado na causa de inclusão social através da tecnologia e da cidadania.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: